Título: Autoficção Sensorial: Procedimentos de criações autoficcionais a partir da memória.
Discente: Carolina Ribeiro Correa
Resumo: A presente dissertação explora a intersecção entre autoficção e performance artística, com ênfase na importância da sensorialidade nas criações performáticas. O estudo inicia com uma discussão sobre o conceito de autoficção, destacando as contribuições de Serge Doubrovsky, que cunhou o termo, e aprofundando-se na “Poética do Devaneio” de Gaston Bachelard. A pesquisa, então, explora o trabalho de Enrique Vargas no “Teatro de los Sentidos”, que exemplifica a fusão entre autoficção e experiência sensorial, tecendo uma interface entre as potencialidades da memória e imaginação, elucidadas em Bachelard, e da autoficcionalidade, trabalhadas em Doubrovsky. A dissertação avança ao discutir a criatividade sensorial na performance artística, integrando conceitos de Lygia Clark, Patrícia Leonardelli, Vivi Tellas e Diana Taylor, entre outros, enfatizando a autoficção enquanto meio de desconstruir estruturas convencionais da criação cênica, propondo novas formas de representação ancoradas em experiências sensoriais e destacando o impacto dessas práticas na construção de identidades individuais e coletivas.
Palavras-chave: autoficção; teatro; processos criativos; performance; memória.
Comissão examinadora
Prof. Dr. Loque Arcanjo Junior (Orientador/Presidente da Banca)
Profa. Dra. Janaina Fontes Leite (Coorientadora)
Profa. Dra. Juliana Silveira Mafra (Examinadora Interna)
Profa. Dra. Ana Cristina Colla (Examinadora Externa)
Data: 29 de fevereiro, às 14h30
Local: Virtualmente, por meio da mMeeting ID: 213 989 623 429 - Passcode: jdjHa3