Contraste |
| |

    PPGARTES | Defesa da dissertação| Mestrando Luciano Marcio de Moraes Chacur

    Sexta, 29 Novembro 2024 às 10:00

    Belo Horizonte

    Guignard

    DEFESA DE DISSERTAÇÃO

    LUCIANO MARCIO DE MORAES CHACUR

    Título: Até aqui, o horror me acompanha: Ensaio sobre Cinema de Horror, relações com o Medo e relato do Processo Criativo de Curta-Metragem.

    Resumo: Esta Dissertação, apresenta os frutos de uma investigação sobre as características fundamentais de três macro temas, divididos em três capítulos. O primeiro sendo de uma forma ampla uma leitura sobre o Horror. Nesta aba, pretende-se refletir sobre o caráter historiográfico, estilístico, e sensível sobre o Horror enquanto gênero artístico e fecundo objeto social. Para a realização deste objetivo, além de debruçar sobre as terminações do Horror enquanto gênero artístico, localizar-se-á fundamentos do Medo enquanto construto e condição ‘si ne qua non’ do tempo cronológico ocidental. Para isso, são utilizados especialmente fundamentos encontrados em Carrol (1990) e King (1981).

    No segundo capítulo, realiza-se uma leitura crítica sobre o Cinema e mais especificamente sobre o Cinema de Horror. Nesta etapa, municio-me de entendimentos de teóricos (Bernardet, Bordwell, entre outros) para capacitar uma análise de obras específicas, examinando as características honoríficas nas mesmas, para em seguida construir ‘Constelações Benjaminianas’ (Agamben), dispostas de forma a emular um Atlas Mnemosyne (Warburg) - conjugando como aparentados filmes de horror nacional, internacional e de diferentes tempos cronológicos.

    Finalmente, o último capítulo irá relatar o Processo Criativo de um Curta-Metragem, intitulado ‘Pela primeira vez, não lembrei de seu nome’, obra audiovisual de terror experimental, realizada pelo autor do corrente trabalho acadêmico aqui exposto. Nesta secção, serão enumeradas as decisões estilísticas que culminaram na realização do filme, com o propósito de ser, além de um relato de produção, um Memorial Artístico deste produto final. O trabalho é oferecido para a leitura, escrito em forma de ensaio, em uma modalidade de texto assemelhada à pensada por Adorno (1954) - propiciando uma liberdade autoral, mas sem prejuízo do rigor científico. Logo, a Dissertação conclui um olhar pessoal das terminações nervosas encontradas entre o Horror, o Cinema e como elas se relacionam num produto artístico inédito.

    Palavras-chave: Cinema; Cinema de Horror; Constelações Benjaminianas; Horror Artístico; Ensaio.

    COMISSÃO EXAMINADORA

    • Prof. Dr. Loque Arcanjo Júnior (Orientador/Presidente da Banca)
    • Prof. Dr. Daniel Oliveira Pucciarelli (Examinador Interno)
    • Prof. Dr. Pedro Vaz Perez (Examinador Externo)

    29 DE NOVEMBRO DE 2024, ÀS 10 HORAS PRESENCIALMENTE, NA SEDE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES RUA PARAÍBA, Nº 232, BAIRRO SANTA EFIGÊNIA - BELO HORIZONTE/MG

    Endereço - Guignard

    Escola Guignard - UEMG

    Rua Ascânio Burlamarque, 540
    Bairro Mangabeiras
    Belo Horizonte - MG
    Cep30315-030

    • dummy+55 (31) 3194 9305

    • dummy+55 (31) 3194 9304

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2024 UEMG