Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
Texto: Elvis Gomes
Imagem da capa: Divulgação
“Como métodos de ‘design’ contribuem com a escrita e como gerar alternativas para o processo criativo do texto jornalístico e publicitário?” Foi buscando responder a estas indagações que a professora Daniela Martins Barbosa Couto, do curso de Jornalismo da UEMG Divinópolis, e as estudantes Alexia Raisa Silva Ferreira e Sara Pereira Maia, respectivamente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unidade, produziram o “e-book” “Redação jornalística e publicitária: processos criativos e métodos de ‘design’”, lançado recentemente.
O livro originou-se do projeto “Redação publicitária e jornalística: interfaces com métodos de ‘design’ para a construção de sentidos”, submetido ao Edital nº 05/2020 do Programa de Apoio à Pesquisa da UEMG (PAPq). A pesquisa, desenvolvida em 2021 pela professora Daniela e pelas bolsistas de iniciação científica, analisou como a aplicação de métodos do “design” relacionados à área da redação, principalmente jornalística e publicitária, pode contribuir com o processo criativo da escrita. “Partindo do pressuposto de que a produção textual ainda é um desafio para muitos estudantes e de que é base para inúmeras atividades profissionais, propusemos estratégias gráficas e visuais, inspiradas em métodos de ‘design’, para incrementar e aprimorar o ensino e a aprendizagem referente à redação”, comentou Daniela, no prefácio da publicação.
A professora complementou: “Ao integrar distintas áreas do conhecimento – ‘Design”, Jornalismo e Publicidade & Propaganda – em torno de um recorte comum, que é a produção textual, este ‘e-book’ pretende contribuir com propostas que incentivem os processos criativos relacionados à expressão do pensamento e à construção do texto em diferentes suportes (impresso, digital, sonoro e audiovisual)”.
A publicação é gratuita e pode ser conferida aqui.