Contraste |
| |

    NEPES-UEMG-Barbacena realiza curso de escuta sensível no contexto educacional e social

     

    O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Saúde (NEPES) da UEMG-Barbacena está realizando nos meses de junho e julho, o curso de extensão universitária: “A importância da escuta sensível no contexto educacional e social”. Com mais de 100 inscritos e aulas online dentro da plataforma Teams, o curso está na sua primeira edição. 

    “As inscrições superaram as expectativas. Tivemos mais de 100 pessoas inscritas e como esta primeira proposta estava restrita ao corpo docente e discente da UEMG-Barbacena, tivemos que elaborar uma lista de espera para quando o curso for oferecido para o público externo”, destaca a professora Michele Alves, uma das responsáveis pelo curso. Diante de tal demanda, a expectativa do NEPES-UEMG-Barbacena é realizar uma segunda edição do curso aberta à comunidade para participação do público externo.  

    O curso “A importância da escuta sensível no contexto educacional e social” foi construído em resposta a uma pesquisa sobre a qualidade de vida dos discentes, realizada na UEMG-Barbacena. Na oportunidade, os alunos apresentaram alguns indícios de adoecimentos emocionais relacionados às questões intra e interpessoais. “Frente a este desafio e após realização das Rodas de Conversa pelo NAE da UEMG-Barbacena, evidenciou-se a importância desse espaço de discussões e de escuta acolhedora” destaca a professora Michele.  

    O objetivo do curso é formar multiplicadores para construção de um Espaço de Escuta Sensível dentro do contexto educacional. A proposta é resulta na criação de um espaço dentro da UEMG-Barbacena, como um projeto que acolherá a sua comunidade acadêmica, através de uma escuta sensível, acolhedora, sem julgamentos ou conselhos. Segundo a professora Michele, “não se trata de um atendimento psicológico. É um lugar onde a comunidade acadêmica poderá ser escutada com o coração e perceber que não está sozinha”, afirma ressaltando o envolvimento do NAE e do NEPES como assistência aos universitários da UEMG-Barbacena. 

    © 2024 UEMG