A professora Fernanda Hurbath Pita Brandão promoveu na cidade de São Roque de Minas o Minicurso “Botânica - Noções de morfologia botânica e uso de ferramentas para identificação de plantas da Serra da Canastra”. O evento aconteceu na Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN) nos dias 15 e 16 de abril
“Eu apresentei a proposta do minicurso para a gestão do Parque Nacional (PARNA) da Serra da Canastra, que abraçaram a ideia e dispuseram a ajudar. Eles me ajudaram a realizar uma pesquisa de interesse entre o público-alvo, que eram os guias turísticos que atuam no PARNA, ajudaram na divulgação do evento, inclusive eles que fizeram a arte para postar nas redes sociais, eles que agendaram e organizaram local de realização, bem como disponibilizaram um funcionário que me deu o suporte logístico necessário para que tudo ocorresse da melhor forma possível”, conta Fernanda que é graduada em Biologia Licenciatura, mestra e doutora em Biodiversidade Vegetal.
A docente comenta que o minicurso é um dos objetivos de seu projeto de bolsa produtividade, disponibilizada no edital lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). “Coloquei como um dos objetivos de meu projeto de bolsa produtividade, a realização deste minicurso para os guias turísticos que atuam na Serra da Canastra. Os guias turísticos podem auxiliar na orientação e educação ambiental dos visitantes e desta forma, podem atuar de forma mais eficaz na conservação da flora e fauna. E para isso, faz-se necessário conhecimento sobre a biosiversidade local, e reconhecer espécies endêmicas e ameaçadas de extinção”, destaca.
O objetivo principal do minicurso é capacitar os inscritos sobre a teoria e prática de taxonomia botânica, que envolve a identificação, descrição, nomenclatura e classificação das plantas. Além disso, que consigam perceber e valorizar as variedades morfológicas das espécies de plantas encontradas na região da Serra da Canastra.
“Foram apresentados conceitos morfológicos importantes para identificação das plantas, incluindo uma parte prática com observação de estruturas no microscópio estereoscópio (lupa). Também foram apresentados os métodos de identificação botânica através das chaves de identificação taxonômica e consulta a bancos de dados de coleções botânicas disponíveis on-line. Foi ensinado sobre os métodos e equipamentos para coleta e fixação de material botânico, bem como a importância dos herbários (museus de plantas). Além disso, foi realizada uma aula de campo, onde uma das trilhas do PARNA Serra da Canastra foi percorrida, várias identificações e apontamentos foram realizados, para um melhor aprendizado dos envolvidos”, conclui.