A proposta do presente livro é pensar à luz do legado freiriano a docência na educação infantil; tanto nos aspectos da carreira docente, como também, da prática pedagógica com as crianças em contexto de educação infantil. Na primeira parte, analisa-se o percurso de vida de Paulo Freire desde a infância e as contribuições de suas experiências de vida para pensar a infância como condição de revolução em nossa sociedade. Em sequência, discute-se a contribuição das famílias e professoras para o desenvolvimento da educação como prática de liberdade desde a primeira infância. Depois, a questão emergente é a cidadania em Freire em diálogo com a profissão da professora de educação infantil e a centralidade que sua prática tem na formação de cidadãos para um projeto emancipatório do Brasil. E por fim, fechamos o livro em defesa de uma pedagogia da infância que considere as crianças oprimidas das periferias, dando centralidade às infâncias negras que estão sob a mira da necropolítica no Brasil. E, para que a educação infantil contribua verdadeiramente com uma formação emancipatória das crianças oprimidas das periferias brasileiras, será discutido sobre as questões estruturais para uma pedagogia emancipatória, o autoritarismo pedagógico que ainda se faz presente nas práticas pedagógicas, a autoridade e a liberdade e a importância de uma educação infantil que estimule a curiosidade das crianças se posicionando a favor de um projeto-político-pedagógico do “por quê”.
Para quem deseja adquirir, junto a Caravana Editorial, o livro impresso, basta clicar aqui.