Contraste |
| |

    Docentes e estudantes se destacam no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia

    Entre os dias 04 e 06 de setembro, foi realizado o VI EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizada no município de Uberaba. O evento foi organizado pela Regional 04 (MG/GO/TO/DF) da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia, tendo contato com o fomento da FAPEMIG e com um trabalho em rede feito pela UFTM, pelo IFTM e pela UNIUBE para a realização das atividades previstas.

    O VI EREBIO é considerado o principal evento de ensino de Ciências e Biologia da região em que a UEMG se insere e teve a participação de 338 pessoas inscritas, oriundas dos estados do Tocantins, Goiás e Minas Gerais e do Distrito federal. Registraram-se também colegas brasileiros de estados como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, docentes e estudantes da Colômbia e do México participaram do evento, contribuindo para a internacionalização das discussões realizadas. A programação de mesas redondas, oficinas e atividades culturais valorizou as diversidades de sujeitos, discussões, temas e instituições que caracterizam e constroem os debates atuais do Ensino de Biologia.

    Quatro docentes de diferentes unidades acadêmicas da UEMG participaram do evento, compondo mesas e/ou apresentando trabalhos: Emmanuel Duarte Almada (Ibirité), Laís de Souza Rédua (Divinópolis), Larissa Romanello (Ituiutaba) e Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (Ibirité). Por outro lado, estudantes dessas unidades também comparecerem à UFTM para participarem  do Encontro: Bruna Gabriele Oliveira da Silva (Ibirité); Lorena Rodrigues de Lima (Ibirité); Laura Coutinho Bernardes (Ibirité); Lorraine Mara de Oliveira (Divinópolis); Márcio Pedro de Andrade (Ituiutaba); Maria Eduarda Sousa Gomes (Ibirité); Marianna Elizena Versiani de Paula (Ibirité); Milena Rezende Campos (Ibirité); Pedro Henrique Queiroz Amorim (Divinópolis); Rayane Canuto Ribeiro (Ibirité). Vale ressaltar que outros estudantes e docentes da UEMG também participaram da coautoria dos trabalhos aceitos e apresentados, mesmo que não tenham comparecido presencialmente ao evento.

    Nesse conjunto de trabalhos inscritos, submetidos e aprovados com base em projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UEMG, estão:

    Evolução biológica nos livros didáticos de Ciências: análise de obras em uso na rede pública municipal de Belo Horizonte (MG) - Marianna Elizena Versiani de Paula; Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.

    Ensino de paleontologia: discutindo abordagens didáticas produzidas em uma escola estadual mineira - Leandro Barbosa de Freitas; Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba; Makênia Oliveira Soares Gomes.

    Web rádio como espaço de formação docente - Eliane Ferreira De Sa; Ely Roberto da Costa Maués; Franciele Fernanda dos Santos Pinto.

    Entre Tucum e Angico: saberes tradicionais e ciências no território Pataxó, MG - Flávio Henrique de Oliveira Santos; Emmanuel Duarte Almada; Karla Cunha Pádua.

    Na trilha das Abelhas: Um relato de experiência - Maria Eduarda de Freitas Lima; Vinícius Justo Gonzaga; Neilton dos Reis Goularth; Laís de Souza Rédua.

    Da ausência às possibilidades do ensino da Paleontologia na educação básica: uma experiência no estágio supervisionado - Pedro Henrique Queiroz Amorim; Laís de Souza Rédua.

    Propondo abordagem CTS para o ensino de saúde e meio ambiente: uma experiência no PIBID - Vitor Gabriel Ribeiro Oliveira; Evellin Franciane Vieira de Paula; Thais Ferreira Bessas Silva; Laís de Souza Rédua.

    Experiência eletrizante: sentidos de uma aula prática sobre circuitos e correntes elétricas na formação docente inicial em Ciências e Biologia - Bruna Gabriele Oliveira da Silva; Sabrina Rosa Magalhães Garcia; Janine Gomes da Silva; Carlos Patrick Pereira da Silva; Sara Alves Ribeiro Alfenas; Sibéria Alves Viana Souza; Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.

    O que uma aula prática de Genética na EJA pode revelar sobre o “DNA” da docência em Ciências e Biologia? - Brendow Renato Leal Silvestre; Nayara Freitas Veloso; Nicole Maciel de Araújo; Tayana Aparecida Miranda Reis; Marianna Elizena Versiani de Paula; Érica de Castro Pinto; Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.

    Clube de Ciências itinerante na Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon em Caetanos – BA - Larissa Romanello; João Victor Dutra.

    A gente é o que a gente come? Reflexões sobre alimentação, saúde e ambiente em uma experiência extensionista - Helena Mitraud Carvalho Mota; Camila Nascimento Oliveira; Laura Coutinho Bernardes; Marianna Elizena Versiani de Paula; Milena Rezende Campos; Giulia Dias Silva; Mateus José Santos; Mariana Oliveira e Souza; Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.

    Educação sexual na escola: relato e análise de vivências extensionistas - Bernardo Augusto Miranda Becker; Gabriel Cardoso de Souza; Mariana de Andrade Fernandes; Marcus Altivo Avelar Ribeiro; Ana Clara Bernardes Silva; Helena Mitraud Carvalho Mota; Mateus José dos Santos; Neilton dos Reis; Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.

    Casos investigativos: o uso de estudo de caso para o ensino de genética - Rayane Canuto Ribeiro; Lorena Rodrigues de Lima; Isadora Rodrigues Costa; Bruna Gabriele Oliveira da Silva; Fernanda Prieto Bruckner; Fernanda de Jesus Costa.

    Além das apresentações de trabalhos, os professores Emmanuel Almada, Laís Rédua e Rodrigo Borba também estiveram na composição de 3 das 4 mesas redondas do evento, agregando partilhas e reflexões sobre a formação e a prática de ensino de professores de Ciências e Biologia elaboradas no âmbito de suas ações e investigações na UEMG.

    Considerando o histórico dos EREBIOs que vêm sendo realizados desde os anos 2000, nunca a UEMG esteve tão representada na quantidade de trabalhos e de participantes vinculados à instituição. Isso é uma demonstração de como o campo da Educação em Ciências e Biologia se encontra em expansão na universidade, alavancada principalmente pelos últimos concursos realizados, nos quais existiam vagas específicas para professores com formação docente inicial em disciplinas científicas e mestrado ou doutorado nas áreas de Educação ou Ensino atuarem em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia.

    © 2024 UEMG