Contraste |
| |

    Monitoria Acadêmica: oportunidade para ampliar a vivência e a formação na Universidade

    Assessoria de Comunicação | Heloir C. Schwaickardt

    Realizando sua terceira monitoria durante o curso de Licenciatura em Química, Anna Paulla Ferreira Araújo, que está no sexto período da graduação, já foi monitora voluntária das disciplinas Físico Química 1 e 2. “Desde do ensino médio, quando fiz informática no IFTM, eu adorava biologia e fui monitora de ciências biológicas. Então, eu sempre procurei essas oportunidades porque acho interessante!”, conta a estudante que atualmente é remunerada com bolsa pela função.

    22022022 monitoria academica duasfotos

    Anna Paulla realiza experimentos de titulação. / Foto: Heloir Schwaickardt

    A monitoria exige dedicação de 12 horas semanais que podem ser divididas entre o atendimento aos alunos e o desenvolvimento de atividades complementares. O coordenador do Curso de Química, professor Rafael de Oliveira Pedro, é o orientador da Anna Paulla e explica que: “Durante a monitoria, o aluno busca ativamente fontes de informação e conhecimento que complementam e aprofundam o entendimento do conteúdo trabalhado. Isso contribui diretamente para a formação acadêmica e possibilita melhoria na comunicação entre os discentes do curso”.

    Além de ser uma atividade extracurricular que enriquecesse o currículo e gera horas complementares, os benefícios da monitoria podem ir além. “Me aproxima tanto dos professores quanto dos alunos e também da experiência com a docência. Mesmo que os alunos que vêm tirar dúvida comigo sejam meus colegas, eu me aproximo do profissional professor”, comenta Anna Paulla.

    22022022 monitoria academica1 1

    Atividade da monitoria acadêmica com experimentos de titulação. / Foto: Heloir Schwaickardt

    Realizar este trabalho insere o estudante em outra dimensão do ambiente acadêmico e o aproxima da docência. De modo prático “o aluno monitor realiza o fichamento de livros, pesquisa recursos de tecnologias da informação e comunicação (TICs), faz testagem e gravação de experimentos ministrados nas aulas práticas, além da criação de perguntas/quizzes interativos, tudo relacionado à disciplina”, explica o professor Rafael.

    OPORTUNIDADE

    O Edital nº 01/2022 do Programa de ensino em monitoria acadêmica para seleção de estudantes bolsistas oferece 112 vagas de monitoria para a Unidade da UEMG em Ituiutaba. Os interessados devem realizar a inscrição até dia 25/02 e cumprir os requisitos como comprovar a compatibilidade entre os horários e não receber outra bolsa de pesquisa, ensino ou de extensão.

    Confira o Edital

    © 2024 UEMG