Numa parceria de sua Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com a Coordenadoria de Políticas para a Juventude, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e com a Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg), a UEMG vem recebendo em algumas Unidades Acadêmicas palestras que apresentam para os estudantes o papel e a importância das empresas juniores, a fim de incentivar a abertura desse tipo de empreendimento. As apresentações vêm ocorrendo desde o último dia 07/11, como parte da Seminário de Pesquisa e Extensão, que acontece neste ano de forma descentralizada, com programação própria em cada Unidade da Universidade.
“A Empresa Júnior cumpre parte do papel social da Extensão Universitária, trazendo resultados para a comunidade acadêmica e a população em geral”, avalia o analista da Proex-UEMG Mattheus Henrique Santos, responsável pelas empresas juniores na Pró-Reitoria. Segundo ele, nesse tipo de empreendimento os estudantes conseguem colocar em prática o que aprendem em sala de aula, com autonomia e inovação, enriquecendo o currículo tanto do ponto de vista acadêmico quanto qualificando-se para o mercado de trabalho.
Opinião semelhante à do coordenador de Políticas para a Juventude da Sedese, Tomaz Moreira: “Queremos fomentar a criação de empresas juniores no Estado, possibilitando o contato do jovem com o mercado ainda na universidade e fomentando a inovação e a postura empreendedora entre os jovens”.
As palestras contam com uma apresentação da coordenadoria, dos trabalhos que ela desenvolve, além da presença de alunos que participam ou já participaram de alguma empresa júnior. “É melhor que os estudantes escutem não apenas o lado do Estado, mas também de outros jovens que tiveram esta experiência e podem mostrar como a participação na Empresa Júnior contribuiu para seu crescimento durante o curso”, pontua Tomaz Moreira, lembrando que um dos principais desafios para os jovens brasileiros, atualmente, tem sido a geração de emprego e renda.
Para o pró-reitor de Extensão da UEMG, Prof. Moacyr Laterza, as palestras representam grande contribuição para o Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade, incluindo nas atividades do maior evento institucional da UEMG um inédito lugar de protagonismo às empresas juniores. “Reconhecimento ao seu papel na Universidade e de seu potencial de intervenção na sociedade”, comentou o pró-reitor. “Esperamos que a parceria com a Sedese seja perene e possa estimular a abertura de novas empresas juniores na UEMG, nas mais diversificadas áreas, inclusive nas artes e na educação, que trazem grande potencial”, completou.
As palestras nos seminários de extensão da UEMG já ocorreram nas Unidades Acadêmicas de Cláudio (07/11) e Passos (08/11), e ainda serão realizadas na Escola de Design - Campus BH (19/11), Ibirité (18/11), Divinópolis (20/11) e Ubá (29/11).
Empresas juniores
São organizações com fins educacionais e não lucrativos formadas exclusivamente por universitários, que prestam serviços de qualidade para micro e pequenas empresas por um valor até 40% menor do que o preço de mercado. O movimento vem crescendo em todo o país e, atualmente, já existem mais de 900 empresas juniores presentes em 160 instituições de ensino superior de todo o país, abrangendo mais de 20 mil participantes.
Clique aqui para conferir a relação das Empresas Juniores da UEMG (regularizadas conforme a Resolução COEPE/UEMG nº 223 de 30 de junho de 2017).
Com informações da Sedese-MG