A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foi contemplada com três bolsas de mestrado e duas de doutorado, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Elas chegam através da Chamada 35/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), cujo resultado final foi publicado na última semana.
Trata-se da primeira vez em que a UEMG é contemplada com bolsas de mestrado e doutorado pelo CNPq. Atualmente, a universidade também conta combolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Programa institucional de bolsas (PROBPG).
As bolsas do CNPq foram aprovadas após solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da universidade. Para estudantes de mestrado, serão até 24 parcelas de R$ 2.100 e, para estudantes de doutorado, até 48 parcelas de R$ 3.100.
Ao todo, a Chamada 35/2023 vai conceder 2.777 bolsas, sendo 1.648 de mestrado e 1.129 de doutorado, com recursos em torno de R$ 277 milhões. Clique aqui e veja o resultado final.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) comunicam o lançamento do Edital 16/2023 do PAPq (Programa Institucional de Apoio à Pesquisa). O edital se destina à submissão de projetos para concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica.
Pesquisadores da UEMG, efetivos e convocados, com título de doutor e/ou mestre, poderão submeter propostas para o referido Edital. Mais informações, incluindo o inteiro teor dos documentos, estão disponíveis no site da UEMG e na página do PAPq.
Na próxima quarta-feira (29/11), às 14h, acontece a 8ª Jornada do Sistema CEP/Conep. Nesta edição, o tema proposto para o evento é “Bancos de dados em pesquisa com seres humanos”.
O evento ocorre de forma online, com transmissão ao vivo. Diversos palestrantes vão estar presentes, como Ivone Evangelista Cabral, Laís Alves de Souza Bonilha, Maria Mercedes Bendati, Nilo Res e Roseli Nomura.
Dentro do tema abordado, vão ser tratados os seguintes tópicos: uso de banco de dados para pesquisas: princípios gerais e responsabilidades; direitos dos participantes de banco de dados; uso de banco de dados constituídos ou não no âmbito da pesquisa de acordo com o consentimento; e ciência aberta e uso de dados de pesquisas. O público poderá participar com perguntas.
Na próxima quarta-feira (29/11), às 14h, acontece aA 8ª Jornada do Sistema CEP/Conep busca discutir temas relevante à atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), além de promover a aproximação da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) com CEPs, Representantes de Participantes de Pesquisa (RPP), instituições e demais interessados.
Os temas debatidos consideram as informações e os apontamentos de todos os CEPs do Brasil, assim como o fortalecimento e o diálogo com todos aqueles que se interessam com o campo da Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos.
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), junto à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), promove o “Treinamentos para o Sistema CEP/Conep”, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/10), das 8h30 às 18h. O evento acontece de forma online e presencial.
O evento tem, como objetivo, a melhoria contínua e o aprimoramento do Sistema CEP/Conep. Ele propõe a discussão de temas relevantes à atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs), assim como a integração e a aproximação entre a Conep e os CEPs, Representantes de Participantes de Pesquisa (RPPs), pesquisadores, instituições e demais interessados.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informam que estão abertas as inscrições para participação das atividades propostas no 25º Seminário de Pesquisa e Extensão. O prazo vai até o dia 27 de outubro.
São oferecidos minicursos, mesas redondas, palestras e atividades artísticas e culturais. As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento.
Criado em 1996, Seminário de Pesquisa e Extensão é o principal evento institucional da UEMG. O evento tem, como objetivo, promover a publicização, a circulação e o compartilhamento de conhecimentos, assim como estimular a investigação científica e a produção acadêmica.
Propostas de sete unidades acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foram aprovadas na Chamada 4/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A iniciativa tem, como objetivo, apoiar a criação de centros de pesquisa e de instalações multiusuárias e multi-institucionais, assim como auxiliar a manutenção da infraestrutura científica da instituição.
Foram contempladas propostas das unidades Campanha, Divinópolis, Escola Guignard, Escola de Música, Ibirité, Ituiutaba e Passos. Ao todo, R$ 5,9 milhões vão ser investidos pela Fapemig à UEMG.
"A aprovação dos projetos dos e das docentes permitirá a aquisição de equipamentos de alta complexidade, possibilitando a realização de pesquisas científicas e tecnológicas avançadas e inovadoras", afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG, professora Vanesca Korasaki. "Em última análise, as pesquisas têm impacto positivo na sociedade, na economia local e nacional, destacando-se pela relevância da prestação de serviços à comunidade", diz.
A Chamada 4/2023 foi criada para atender a UEMG e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Projetos relacionados a equipamentos de pequeno, médio e grande portes foram aprovados pela Fapemig.
Conheça, abaixo, as propostas aprovadas da UEMG.
Sistema Multiusuário do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas - Unidade Campanha
O Centro de Memória Cultural do Sul de Minas (Cemec) vai se transformar em um espaço multiusuário, compartilhado por diferentes grupos de pesquisa, prefeituras, espaços culturais, empresas e a comunidade em geral. A proposta, coordenada pelo professor Márcio Eurélio de Carvalho, vai receber o investimento de R$ 491 mil.
A ideia é que o projeto aproxime o acervo documental à sociedade, fortalecendo os laços de memória que ligam os sujeitos históricos à suas histórias. Além disso, o projeto se dedica à preservação do acervo, assim como à restauração de documentos deteriorados, à digitalização de parte do acervo e à criação de um banco de dados que permita o acesso digital, assim como à criação de um setor de história oral e imagens.
Desse modo, é esperada a ampliação do desenvolvimento de pesquisas e de práticas de ensino-aprendizagem e extensionistas no Cemec.
Centro Multiusuário de Pesquisa em Aptidão Física Relacionada à Saúde - Unidade Divinópolis
Quatro propostas da unidade acadêmica de Divinópolis foram aprovadas na Chamada 4/2023 da Fapemig. Uma delas é a criação do Centro Multiusuário de Pesquisa em Aptidão Física Relacionada à Saúde, que tem, como objetivo, permitir a realização de atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde.
A unidade de Divinópolis já possui, hoje, o Laboratório de Pesquisa em Metabolismo, Fisiologia e Exercício Físico. Com o aporte de R$ 337 mil, o espaço será incorporado ao Centro Multiusuário de Pesquisa, e novos equipamentos vão ser adquiridos, voltados à avaliação e prática de exercícios físicos da população. Além disso, bolsas vão ser disponibilizadas a pesquisadores.
Para a professora Camila Brandão, que coordena o projeto, o novo espaço vai contribuir para que novos estudos sobre doenças metabólicas sejam desenvolvidos, já que o conhecimento sobre o assunto ainda é limitado. Ainda segundo a docente, o laboratório será capaz de estreitar os laços entre a universidade e comunidade no geral.
"Os participantes dos projetos serão avaliados quanto ao aspecto clínico de saúde e ao desempenho físico, vão receber laudos com resultados devidamente classificados e orientações sobre promoção de saúde, prevenção de doenças e prática de exercício físico", diz. "A partir disso, pretendemos relacionar a tríade ensino, pesquisa e extensao, com o intuito de expandir o conhecimento obtendo benefícios para ambos os lados, acadêmico e sociedade", afirma a pesquisadora.
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Centro Multiusuário de Pesquisa em Aptidão Física Relacionada à Saúde
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Y-eté: Centro de Pesquisa em Ecossistemas Aquáticos - Unidade Divinópolis
Outra proposta aprovada pela Fapemig visa a criação do Y-eté: Centro de Pesquisa em Ecossistemas Aquáticos. O novo espaço, que receberá R$ 573 mil de financiamento, vai atuar no desenvolvimento de ações para o monitoramento, avaliação e recuperação de recursos hídricos, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ludmila Brighenti, o centro de pesquisa vai contribuir com projetos de pesquisa de instituições de ciência da área ambiental, a partir da realização de análises de qualidade de água. Os estudos vão permitir, sobretudo, a avaliação da segurança hídrica da população.
"Espera-se que os estudos e pesquisas que serão beneficiados pelo centro multiusuário possibilitem embasar políticas públicas para o controle de atividades potencialmente poluidoras e definição de ferramentas de diagnóstico e monitoramento dos ecossistemas aquáticos do Centro-Oeste mineiro, apoiando a gestão dos recursos hídricos na implementação de instrumentos de gestão eficientes. Além disso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de biotecnologias para mitigar o impacto ambiental causado pela urbanização e descarte de medicamentos e pesticidas", explica a professora.
Centro de Pesquisa em Planejamento, Prescrição e Controle do Treinamento Físico - Unidade Divinópolis
A unidade acadêmica de Divinópolis também vai ter um espaço com equipamentos de musculação, com diversas características mecânicas, e instrumentos para avaliação das adaptações que decorrem do treinamento físico. Trata-se do Centro de Pesquisa em Planejamento, Prescrição e Controle do Treinamento Físico, que vai contribuiur para estudos sobre o tratamento e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Como aporte de R$ 601 mil, o projeto visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a redução dos custos associados a doenças como a obesidade. A proposta tem ainda o interesse de reunir diferentes campos de pesquisa, com o objetivo de desfragmentar a construção do conhecimento.
"O espaço terá caráter interdisciplinar, envolvendo pesquisadores de diferentes áreas que irão compartilhar conceitos, procedimentos metodológicos e dados coletados em pesquisas realizadas", afirma o professor Lucas Túlio de Lacerda, coordenador da proposta.
Os equipamentos que serão utilizados são de baixo custo e apresnetam diferentes carcterísticas mecânicas. Eles vão permitir a análise de diferentes parâmetros mecânicos, como força, torque, aceleraçao, portência e impulso, entre outros.
Centro de Pesquisa em Fisiologia do Exercício e do Esporte - Unidade Divinópolis
A quarta proposta aprovada da unidade acadêmica de Divinópolis visa a criação do Centro de Pesquisa em Fisiologia do Exercício e do Esporte, um espaço multiusuário que busca investigar as respostas do corpo em relação ao treinamento físico, nas condições de saúde e doença. Coordenado pelo professor Lucas Rios Drummond, o projeto vai permitir a realização de pesquisas translacionais, utilizando os modelos humano e animal.
"A pesquisa translacional envolve a translação do conhecimento, no qual o foco da investigação científica, na área da saúde, adquire um fluxo de informação bidirecional entre as pesquisas básica e clínica. Isso resulta em uma aplicabilidade real do conhecimento e de novas tecnologias, proporcionando benefícios diretos aos principais interessados neste processo: a população", explica o pesquisador.
Com equipamentos modernos, compatíveis com o desenvolvimento de ténicas de biologia molecular, o centro vai envolver pesquisadores de diferentes áreas e instituições, que vão compartilhar conceitos, procedimentos metodológicos e dados coletados em suas pesquisas. O aporte da Fapemig será de quase R$ 2,2 milhões.
Laboratório de Observação de Movimento e Música - Escola de Música
A Chamada 4/2023 da Fapemig também vai permitir a criação do Laboratório de Observação de Movimento e Música, na Escola de Música. Também um espaço multiusuário, o laboratório vai permitir o estudo do movimento e da performane artística no contexto de arte e cultura, em colaboração com a Escola de Dança da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Equipamentos para quatro eixos de atividades vão ser adquiridos: captura de movimento, captura de movimentação do globo ocular, mídia imersiva e multimídia. Com o financiamento, em torno de R$ 486 mil, também será possível a realização de ações de formação e colaboração entre pesquisadores e projetos.
"Do ponto de vista da área de pesquisa, ela me permite situar o laboratório como, provavelmente, o maior laboratório de pesquisa em movimento e arte da América do Sul, o que potencializa o meu histórico de trabalho na área. Em conjunto com meus colegas do grupo Corpuslab e o doutorado recém aprovado no PPGArtes, acredito que possamos ganhar um protagonismo importante no Sul global", afirma o professor Luiz Alberto Naveda, coordenador do projeto.
Laboratório Opcevê - Escola Guignard
A Escola Guignard vai receber o Laboratório Opcevê, espaço colaborativo para pesquisa e criação de materiais educativos e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Sob a coordenação da professora Rachel Vianna, o projeto também envolve as professoras Débora Mariz e Juliana Branco, da Faculdade de Educação, e o professor Alexandre Nascimento, da unidade Ibirité.
O laboratório, que vai receber investimento de R$ 501 mil, reunirá profissionais de diversas universidades, escolas, museus e outras instituições. A ideia é promover a reflexão e o engajamento em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da experiência e da apreciação de obras de artes visuais.
"Parte-se do princípio de que a arte pode ser um caminho para uma educação transformadora, capaz de combinar razão e sensibilidade, ética e estética", afirma a professora Rachel. O projeto, dividido em três etapas, vai oferecer, de forma gratuita e em formato digital, materiais a educadores que desejem contemplar os ODS em suas práticas pedagógicas.
Informatização do acervo do Herbário IBIUEMG - Unidade Ibirité
O Herbário IBIUEMG, localizado na unidade acadêmica de Ibirité, também foi contemplado pela Chamada 4/2023, da Fapemig. A proposta aprovada, sob a coordenação da professora Maria José da Rocha, visa a informatização do acervo de exsicatas do espaço, de modo a garantir o acesso multiusuário livre ao local, por meio de imagens em alta resolução de espécimes da flora brasileira.
Com investimento de cerca de R$ 63 mil, o espaço será capaz de manter uma coleção científica com todos os exemplares botânicos resultantes das pesquisas desenvolvidas nas diferentes unidades da UEMG e de outras instituições do Brasil e do mundo. Assim, a ideia é que haja um maior apoio a projetos de pesquisa, extensão e de ensino, desenvolvidos tanto pela UEMG quanto por escolas públicas de Ibirité.
"Os resultados decorrentes dessa proposta poderão beneficiar a comunidade por meio das ações de extensão, envolvendo alunos de instituições públicas de ensino do estado, incluindo a formação continuada de professores. Além disso, o treinamento e a formação de pessoal para atuar na área de gestão de coleções, taxonomia e sistemática vão permitir acesso ao mercado de trabalho", afirma a professora Maria José.
Reestruturação do Laboratório Multiusuário de Produção e Tecnologia Vegetal - Unidade Ituiutaba
A unidade acadêmica de Ituiutaba, por sua vez, terá o seu Laboratório Multiusuário de Produção e Tecnologia Vegetal reestruturado. A proposta, coordenada pela professora Thais Sousa, junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia (GEF), vai receber R$ 74,5 mil de investimento.
Com os valores, será possível adquirir materiais permanentes básicos que viabilizem o início das atividades de pesquisa no espaço, assim como materiais de consumo que permitam o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Estudos relacionados à produção vegetal, com foco na racionalidade e na sustentabilidade da produção agrícola e florestal, vão ser desenvolvidos no laboratório.
Além disso, é esperado que a estruturação do local proporcione à UEMG a realização de novas parceiras, internas e externas. Instituições que, hoje, já são parceiras também vão ser beneficiadas, como as universidades federais de Lavras (UFLA), Uberlândia (UFU), Viçosa (UFV) e Rural da Amazônia (UFRA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), bem como produtores rurais de Ituiutaba e região.
Centro de Tecnologia para Saúde - Unidade Passos
A unidade acadêmica de Passos da UEMG vai receber o Centro de Tecnologia para Saúde, projeto que busca realizar o diagnóstico da sarcopenia. Trata-se de uma condição músculo-esquelética que se caracteriza pela baixa massa muscular, pela força reduzida e pela pouca qualidade da musculatura, o que compromete o desempenho físico de uma pessoa.
O aporte ao projeto será de R$ 581 mil, além de bolsas tecnológicas que vão ser oferecidas a pesquisadores. Os valores vão permitir a compra de modernos equipamentos ópticos, elétricos e mecânicos, que vão ser somados a equipamentos já adquiridos pela unidade acadêmica, também através do financiamento da Fapemig.
Segundo a professora à frente da proposta, Fernanda Paolillo, o projeto vai permitir à unidade avanços em ensino, pesquisa e extensão. "Com a criação do Centro de Tecnologia, os modernos equipamentos poderão contribuir para prevenir ou solucionar problemas de saúde que afetam a coletividade, impactando positivamente na saúde, qualidade de vida e bem-estar da população".
Atletas, trabalhadores, crianças, adultos e idosos vão ser usuários do Centro de Tecnologia para Saúde. O espaço será útil também para o estudo de diversas patologias.
Laboratório Multiusuário para Avaliação Farmacológica e Toxicológica de Substâncias Naturais e Sintéticas - Unidade Passos
A unidade de Passos teve uma segunda proposta aprovada. Trata-se da criação do Laboratório Multiusuário para Avaliação Farmacológica e Toxicológica de Substâncias Naturais e Sintéticas, que pretende utilizar o modelo animal alternativo Caenorhabditis elegans.
"Esse é um verme microscópico, de apenas um milímetro, porém muito parecido, geneticamente, com os humanos. Ele possui características únicas, que facilitam os estudos de mecanismos de ação de substâncias e diminuem o custo e o tempo gasto em análises", explica a pesquisadora. "Pesquisas que utilizam esse verme incluem aquelas relacionadas às disfunções do metabolismo, ao câncer, ao envelhecimento, e às doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson", diz a coordenadora do projeto.
Professores de diferentes instituições de Minas Gerais colaboram com a proposta. O objetivo do laboratório é avaliar diferentes substâncias naturais e sintéticas e, assim, descobrir aquelas que podem ser transformadas em produtos comerciais, especialmente medicamentos para doenças ainda sem cura ou tratamento adequado. O aporte será de R$ 76,8 mil.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) recebeu a aprovação do seu credenciamento para integrar a rede de instituições que oferta o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). O programa é voltado para a formação continuada de professores que atuam com alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e outros grupos sociais historicamente excluídos
O resultado foi publicado no último dia 29 de setembro. Além da Uemg, outras três instituições de ensino superior tiveram o credenciamento aprovado. De acordo com a Reitora da Uemg, professora Lavínia Rosa Rodrigues esta conquista reflete o compromisso da universidade com a formação de profissionais da educação e a promoção da inclusão. “Destaco especialmente o papel da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Coordenadoria da UAB/UEMG, que desempenharam papel articulador nesse processo, unindo esforços com a Unidade Acadêmica de Ibirité para tornar este programa uma realidade." - Reitora Lavínia.
O Programa
O PROFEI é um curso de ensino híbrido, com aulas presenciais e a distância, que visa desenvolver competências e habilidades para a promoção de uma sociedade inclusiva, por meio de metodologias inovadoras e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). O programa conta com a participação de 40 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.
A Universidade do Estado de Minas Gerais e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informam que estão abertas as inscrições para participação das atividades propostas no 25º Seminário de Pesquisa e Extensão - Ano 2023.
As inscrições de atividades como minicursos, mesas redondas, palestras, atividades artísticas e culturais estarão abertas até o dia 27 de outubro de 2023 e são realizadas pelo site do evento: https://www.uemg.br/25seminariope-inscricoes
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou na edição do último dia 21 de setembro do Diário Oficial, a Resolução CONUN/UEMG Nº 602, que regulamenta o Estágio Pós-Doutoral na instituição e cria o Programa Institucional de Pós-doutorado (ProPD). A medida visa fomentar a fixação de doutores na UEMG, com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa e incrementar as atividades de pós-graduação.
O Estágio Pós-Doutoral é destinado a portadores do título de Doutor que desejam aperfeiçoar e consolidar seus conhecimentos em áreas específicas. O profissional que realiza o seu estágio pós-doutoral tem a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos na área específica de atuação, participando de pesquisas avançadas, desenvolvendo e aprimorando habilidades, produzindo conhecimento, novos produtos, processos e/ou serviços. O estágio será realizado sob a orientação de professores doutores vinculados a programas de pós-graduação da UEMG.
Além da pesquisa, os estagiários pós-doutorais poderão participar de atividades de ensino e extensão, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Uma das atividades enfatizadas é a coorientação de estudantes de graduação e pós-graduação, seguindo as normas institucionais referentes ao assunto.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG, Vanesca Korasaki, ressaltou os benefícios da criação do Estágio Pós-Doutoral. “Essa é uma iniciativa que fortalece o desenvolvimento científico e tecnológico da universidade, bem como amplia as oportunidades para as colaborações de pesquisas na pós-graduação. Com essa resolução, esperamos estimular a produção de conhecimento, a inovação e a integração entre as diferentes áreas do saber”, declarou.