Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (10/6) entre a gestão superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), representantes da Associação dos Docentes da UEMG (ADUEMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), marcou nova etapa de negociação com o movimento grevista.
A reunião foi a primeira a ser atendida pela nova Secretária da Seplag-MG, Camila Neves, que assumiu o cargo na semana passada, substituindo Luísa Barreto, que até então liderava as discussões pelo setor de planejamento do Governo de Minas.
Durante a reunião, os representantes sindicais revisaram os itens da pauta do movimento grevista e contextualizaram as demandas para a Secretária Camila. Ela destacou que a situação financeira e orçamentária do Estado não permite aumento nos valores de ajuda de custo ou reajustes salariais além do percentual de 4,64%, aprovado na semana passada para todos os servidores estaduais.
Um Grupo de Trabalho, composto por representantes da UEMG, Seplag, Segov e Aduemg, está discutindo a mudança da jornada de trabalho dos professores de 20 para 40 horas. A primeira reunião deste grupo está agendada para a próxima sexta-feira (14/6).
Os tópicos de dedicação exclusiva para todos os professores e gratificação por função de gestão estão sendo discutidos em um grupo de trabalho formado por professores da Uemg, indicados pela Reitoria e pela Aduemg.
A Secretária Camila informou ainda que a questão da manutenção da ajuda de custo em casos de licenças e afastamentos está sendo discutida no contexto do projeto de reajustes dos servidores pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). Quanto à manutenção da ajuda de custo durante a greve, a Subsecretária de Gestão de Pessoas, Kennya Kreppel, esclareceu que a Advocacia Geral do Estado orienta que o pagamento da ajuda de custo seja feito por dia efetivamente trabalhado.
A questão do pagamento de professores por titulação em caso de contrato temporário foi considerada resolvida, pois a prática atual da universidade foi mantida, conforme solicitado pela Reitora e pela ADUEMG
Finalmente, em relação à recomposição orçamentária, a Secretária Camila indicou que está aberta a continuar as negociações, levando em conta as limitações financeiras do Estado, para avaliar uma possível suplementação que atenda às demandas da categoria.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq - Ações Afirmativas (PIBIC-Af/CNPq) tem como objetivo ampliar a oportunidade de formação técnico-científica de estudantes de graduação do ensino superior cuja inserção na comunidade acadêmica se deu por uma ação afirmativa no vestibular. Visa aumentar a participação de grupos sociais em espaço tradicionalmente por eles não ocupados, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja por resultado de um processo histórico a ser corrigido.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Tem como objetivos gerais contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
Nesta quinta-feira (6/6), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), os editais de transferência e obtenção de novo título, para o segundo semestre de 2024. O período de inscrições vai dos dias 13 a 21 de junho.
Os editais contemplam 21 unidades acadêmicas da UEMG e o curso fora de sede em Cataguases. Já a distribuição de vagas varia de acordo com cada edital.
A transferência diz respeito ao ingresso de estudantes regularmente matriculados em outra instituição de ensino, do país ou exterior. A obtenção de novo título, por sua vez, implica o ingresso de egressos de cursos de graduação da UEMG ou de outra instituição de ensino superior, também do país ou exterior.
De acordo com o cronograma dos editais, os resultados finais vão ser divulgados no dia 22 de julho. Para mais informações, clique aqui.
As inscrições para ambos os editais estarão abertas até o dia 18/06/2024.
Prepare seu projeto de pesquisa e submeta a sua proposta. É o momento de participar e de aproveitar esta oportunidade para fomentar a pesquisa e a inovação na nossa Universidade.
Para mais informações e para acessar os editais completos, visite a página do Programa.
Em reunião realizada na terça-feira (29/5) no gabinete da reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a gestão superior da instituição e representantes da Associação dos Docentes da UEMG (ADUEMG) debateram as pautas da categoria, além de assuntos como o Projeto de Lei de reajuste salarial para servidores estaduais, o orçamento da instituição e o movimento de greve.
A reunião contou com a presença da Reitora Lavínia Rosa Rodrigues, do vice-Reitor Thiago Torres, do Superintendente de Recursos Humanos, Rafael Maia, além do presidente da ADUEMG Túlio Lopes, da representante dos docentes Wilma Lucena, da docente Juliana Guimarães e da advogada da associação Gisele Loureiro.
A reitora Lavínia apresentou um detalhamento do orçamento da UEMG dos últimos anos, a evolução dos custos e o crescimento da universidade. O vice-reitor Thiago Torres destacou investimentos realizados, como reformas que estão ocorrendo em várias unidades, projetos para melhoria na infraestrutura lógica de cabeamento estruturado que tem o objetivo de melhorar a conexão de internet nas Unidades, dentre outros.
Durante a reunião, foi discutida a continuidade da greve dos docentes. A ADUEMG reforçou que a greve prosseguirá até que o governo atenda às demandas da categoria, especialmente o aumento da ajuda de custo.
Sobre a alteração da jornada de trabalho de 20 para 40 horas, a reitora informou que a UEMG, Unimontes, ADUEMG, Adunimontes e a Secretaria de Estado da Educação já indicaram seus membros para o grupo de trabalho, faltando apenas as indicações da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e da Secretaria de Governo (SEGOV).
Por fim, o presidente da ADUEMG, professor Túlio destacou a necessidade de uma sede própria para a associação e a importância da recomposição orçamentária para a superação da greve.
Encaminhamentos finais incluem a formalização de uma mesa permanente de negociação, a criação de um grupo de trabalho para discutir a jornada de trabalho dos docentes, e a análise de viabilidade para a sede da associação.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou sete editais de concursos públicos, para contratação de professores. Ao todo, 66 vagas são oferecidas para as unidades acadêmicas de Passos, Abaeté, Cláudio e Divinópolis.
As vagas são oferecidas para mestres, nível quatro e grau A, e doutores, nível seis e grau A. Com jornada de 40 horas semanais, a remuneração incial para mestres é de R$ 5.102,36 e para doutores, de R$ 7.488,46.
A contratação de professores vai implicar o fortalecimento do corpo docente da UEMG. Abaixo, há mais informações sobre os sete editais.
Passos
Para a unidade acadêmica de Passos, foram publicados os Editais 1/2024, 4/2024 e 5/2024, que oferecem nove, dez e dez vagas, respectivamente. O primeiro se destina à área do Direito, enquanto o segundo às áreas de Administração e Contabilidade e o terceiro, à Engenharia Civil.
No Edital 1/2024, cinco das vagas são oferecidas a doutores e quatro a mestres. Já no Edital 4/2024, oito das vagas são oferecidas a doutores e duas a mestres. O Edital 5/2024, por sua vez, oferece quatro vagas a doutores e seis a mestres.
As inscrições para o Edital 1/2024 ocorrem entre os dias 10 de junho e 25 de junho. Já o período de inscrições para os Editais 4/2024 e 5/2024 vai do dia 15 de julho ao dia 30 de julho.
Abaeté
O Edital 2/2024 vai selecionar professores da área de Ciências Contábeis para a unidade acadêmica de Abaeté. São dez vagas, três para doutores e duas para mestres, e as inscrições vão do dia 15 de julho ao dia 30 de julho.
Cláudio
Dez professores das áreas de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção e Direito vão ser selecionados, para atuação na unidade acadêmica de Cláudio, por meio do Edital 3/2024. Duas vagas são para doutores e oito para mestres. As inscrições vão do dia 15 de julho ao dia 30 de julho.
Divinópolis
Os Editais 6/2024 e 7/2027 selecionam professores para atuação na unidade acadêmica de Divinópolis. O primeiro se destina à área de Engenharia Civil, enquanto o segundo à Agronomia.
O Edital 6/2024 oferece dez vagas, sendo seis delas destinadas a doutores e quatro mestres. Já o Edital 7/2024 oferece sete vagas, seis a doutores e uma a um mestre. As inscrições vão do dia 15 de julho ao dia 30 de julho.
A Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG) recebeu moção de aplausos e reconhecimento do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir-MG), pela criação do Programa de Bolsa para Povos e Comunidades Tradicionais (PROPCT's). A iniciativa da UEMG tem, como objetivo, corrigir desigualdades históricas e estruturais, ao oferecer oportunidades equitativas de acesso à educação superior para grupos historicamente marginalizados, como povos indígenas e quilombolas.
O texto, assinado por Clever Alves Machado, presidente do Conepir-MG, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), destaca o "relevante trabalho realizado" pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PROEx), na criação do PROPCT's. "Na certeza de caminharmos sempre irmanados na promoção da igualdade racial em nosso grandioso estado, renovamos votos de elevada estima e consideração", diz.
O PROPCT's foi criado em abril deste ano, após aprovação do Conselho Universitário (Conun) da UEMG. A iniciativa se integra às políticas de ações afirmativas da universidade e se fundamenta na necessidade de garantir equidade e formação de excelência à comunidade discente.
Para o pró-reitor de Extensão da UEMG, professor Moacyr Laterza Filho, em curto prazo o programa promove a equidade no acesso à educação superior e na permanência de estudantes na universidade, tendo em vista as dificuldades socioeconômicas, culturais e estruturais que enfrentam, em relação à educação superior. Em relação ao futuro, projeta impactos na formação superior.
"Em médio e longo prazos, confiamos que esse programa vai trazer um enriquecimento do ambiente acadêmico, com a formação de profissionais mais conscientes e preparados para lidar com a diversidade, como também profissionais capacitados e engajados em contribuir com o desenvolvimento locai e para a promoção de mudanças sociais, relativas a seus povos de origem", afirma.
Na última semana, a UEMG publicou o Edital 3/2024 do PROPCT's. Todas as 22 unidades acadêmicas participam da chamada interna, além do curso fora de sede, em Cataguases.
As inscrições têm início no dia 3 de junho e vão até o dia 14 do mesmo mês, por meio de um termo de compromisso de adesão ao programa, que será disponibilizado na página do PROPCT's e vai estar disponível na próxima segunda-feira (3/6).
As bolsas são cumulativas, de R$ 1.400 mensais e vão ser oferecidas de forma proporcional à quantidade de estudantes inscritos no programa, em todas as unidades acadêmicas. Elas serão pagas em oito parcelas, ao longo do ano de 2024, correspondentes aos meses letivos que o estudante estiver cursando
A ideia é que o suporte financeiro ajude os estudantes a mitigarem as dificuldades socioeconômicas, culturais e estruturais que enfrentam durante a realização dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação stricto sensu, com carga horária média superior ou igual a quatro horas diárias ou 20 semanais.
Segundo a Lei Estadual 21.147/2014, os povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmentes diferenciados, que se reconhecem como tais. Eles possuem formas próprias de organização social e ocupam territórios utilizando recursos naturais para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, aplicando conhecimentos que se transmitem por meio da tradição.
As discussões do 71º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foram encerradas na tarde desta sexta-feira (24/5), no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte. O evento foi organizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com o tema “Ética, estética e inteligência artificial”.
A leitura da Carta de Belo Horizonte, que marca o encerramento do fórum, foi realizada pela reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, e pelo presidente da Abruem, professor Odilon Máximo. O documento ainda não foi publicado.
O texto aponta para a necessidade de fortalecimento da educação superior, especialmente das instituições de ensino fora dos grandes centros urbanos, que atendem as comunidades nos interiores dos estados, com uma distribuição mais justa de recursos entre as universidades federais, estaduais e municipais, considerando critérios como o Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) das regiões onde se localizam e o número de estudantes de baixa renda matriculados.
Além disso, o documento destaca a importância de se garantir a criação e manutenção de políticas públicas de permanência e assistência estudantil, assim como o apoio psicossocial e a acessibilidade nas universidades, contemplando também os meios digitais.
A Carta de Belo Horizonte também salienta a importância de as universidades priorizarem o letramento digital e as habilidades de pensamento crítico, com a promoção de aprendizagem acessível aos diversos segmentos sociais, através do ingresso e do reingresso no sistema de educação superior.
Pouco antes da leitura do documento, no início da tarde, a professora Olira Saraiva Rodrigues, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), falou sobre a educação a distância, em tempos de inteligência artificial.
Com mediação da professora Darlene de Castro Teixeira, vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a palestra abordou a necessidade de uma regulamentação e do uso crítico da IA, com o estabelecimento de arcabouços legais para o uso da IA generativa, a utilização de ferramentas para detecção de plágio e a promoção atividades que desenvolvam nos estudantes a capacidade de identificar e analisar, criticamente, os conteúdos gerados por ela.
“Falta-se regulamentação ética. Nós não temos ainda uma regulamentação que nos respalde, que esteja conosco em relação aos direitos autorais e à privacidade, para que não se torne uma precarização do ensino”, disse Olira.
A docente também falou sobre os desafios da educação a distância em relação a IA. Para ela, é necessária a promoção de pesquisas científicas e de discussões críticas sobre o assunto, assim como uma formação específica de professores, para que possam compreender a IA de maneira ética e dialética, no desenvolvimento de práticas pedagógicas.
Nos relatos da Câmara Técnica de Ensino a Distância, Universidade Aberta do Brasil e Tecnologias Educacionais, a professora Carmen Maria Cipriani Pandini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentou as ações realizadas em 2023 e as metas para este ano.
Entre as ações previstas, está a realização de uma pesquisa, com o objetivo de obter um diagnóstico da implementação da educação a distância nas universidades associadas. Outra, com o mesmo fim, foi realizada há dez anos, de modo que um novo levantamento pode apontar eventuais avanços ou retrocessos.
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Professora Olira Saraiva Rodrigues (UEL) fala durante o 71º Fórum Nacional da Abruem (foto: Carolina Gonçalves)
Carta de Belo Horizonte é lida no 71º Fórum Nacional da Abruem
Professora Carmen Pandini (Udesc) fala durante os relatos da Câmara Técnica de Ensino a Distância (foto: Carolina Gonçalves)
Carta de Belo Horizonte é lida no 71º Fórum Nacional da Abruem
Relatos da Câmara Técnica de Ensino a Distância (foto: Carolina Gonçalves)
Carta de Belo Horizonte é lida no 71º Fórum Nacional da Abruem
Edição da Mesa de Thereza ocorreu no Palácio da Mangabeiras (foto: Carolina Gonçalves)
Carta de Belo Horizonte é lida no 71º Fórum Nacional da Abruem
Mesa de Thereza e visita a Inhotim
No fim da tarde, os reitores e reitoras participaram da Mesa de Thereza, no Palácio das Mangabeiras. O projeto, realizado pela professora Thereza Portes, traz uma longa toalha que, há anos, vem sendo bordada coletivamente, com o traçado de memórias e sentimentos dos participantes, que bordam enquanto tomam café, coado na hora, e compartilham biscoitos, bolos e pães, dispostos sobre a mesa.
Os reitores e reitoras visitaram ainda o Instituto Inhotim, ao longo de sábado (25/4). O maior complexo de museus a céu aberto do mundo, localizado no município de Brumadinho, abriga obras de artistas brasileiros e de outros países, como Hélio Oiticica, Cildo Meireles e Adriana Varejão.